Debate atual por Professor Angelo Priori

LANÇAMENTO DO LIVRO

Durante o evento, será lançado o livro: CONVERSAS SOBRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR, organizado pelos professores do DHI, Angelo Priori, Delton Aparecido Felipe e Márcio José Pereira.

O livro é composto por oito textos. No primeiro deles, os autores procuram responder à questão chave do livro: o que são direitos humanos? E para isto, fazem uma radiografia histórica do nascimento e do desenvolvimento do tema nos últimos 200 anos, demonstrando as várias fases do debate, sobretudo como ganhou força a partir da Revolução Francesa e se ampliou com a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU). Retratam também o desdobramento da discussão dos direitos humanos no Brasil.

Outros seis textos foram redigidos pensando em contribuir para o exercício de práticas educativas no espaço escolar. Três deles abordam conceitos fundamentais para o entendimento do problema: violência, cidadania e diversidade. E como desdobramento destes conceitos, foram elaborados os outros três textos, que tratam especificamente das relações étnico-raciais, da questão de gênero e da sexualidade, e da inclusão no espaço escolar. Por fim, há um texto apontando caminhos para novos debates sobre educação de direitos humanos.

DEBATE ATUAL

 Segundo o professor Angelo Priori, do Departamento de História da UEM e coordenador do evento, analisar o tema dos Direitos Humanos hoje é uma tarefa fundamental. “Num tempo onde o Estado e os governantes atacam direitos fundamentais da população, como os direitos de uma vida digna a todos, os direitos trabalhistas, os direitos à previdência social, a liberdade de expressão, a liberdade de ensino e de cátedra, entre outros direitos constitucionais, debater e propor novos caminhos são atividades importantes para que possamos construir uma sociedade democrática, justa e mais humana”

Não é sem sentido - prossegue o professor - “que os estudantes saíram às ruas no mês passado, em defesa da educação e das universidades. Como não é sem sentido, que a população sairá às ruas nesta próxima sexta-feira, dia 14, para protestar contra a reforma da previdência. Pois são os direitos mais fundamentais das pessoas que estão sendo usurpados” enfatiza ele. Defender esses direitos é defender a dignidade da pessoa humana.

 

SERVIÇO

LIVRO: CONVERSAS SOBRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR

LANÇAMENTO: Dia 14 de junho de 2019 (SEXTA-FEIRA) – 20:30 horas

LOCAL: AUDITÓRIO DA ADUEM (Rua Itamar Orlando Soares, No. 305 – ao lado da UEM).

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com