Lançamento - As Mulheres na Luta Política

A autora Tania Fátima Calvi Tait lançará novo livro: "As Mulheres na Luta Política", no próximo dia 12 de março, no auditório da Aduem. O livro é resultado do pós-doutorado em História, realizado no Programa de Pós-graduação em História da UEM, sob a supervisão da professora Ivana Guilherme Simili e do professor Reginaldo Dias. 

As mulheres na luta política

Por Tania Tait

O livro “As mulheres na luta política” publicado pela Editora CRV é resultado do pos-doutorado realizado pela autora no Programa de Pós-Graduação em História da UEM sob a supervisão dos professores Ivana Guilherme Simili e Reginaldo Benedito Dias.

Além de narrar a história das mulheres de Maringá no campo de luta  contra a ditadura militar, o livro trata sobre a presença das mulheres nos fatos históricos antes ignorada e silenciada. 

Silêncio que começou a ser desfeito em pesquisas nas universidades e que coloca as mulheres como protagonistas completando os fatos históricos com suas atividades no cotidiano, participação nos eventos ou mesmo na pouca atuação no processo de tomada de decisão.

No caso específico das mulheres que atuaram contra a ditadura militar no Brasil, ocorrida de 1964 a 1985, as mulheres militantes foram transgressoras por não aceitarem o papel socialmente atribuído a elas de permanecer cuidando dos lares e adentraram em um campo considerado masculino, que é a política. 

No caso das mulheres de Maringá, uma cidade jovem, de tradição agrícola e distante dos grandes centros, a atuação das mulheres, em sua maioria, jovens,  se torna ainda mais instigante pelo fato de estarem sintonizadas com a política e terem compreensão da situação do país naquele período.

O livro será lançado no dia 12 de março, as 19 hs, no Auditório Nadir Cancian, na Aduem (Associação dos Docentes da UEM), na Rua Itamar Orlando Soares, 305, em Maringá.

 

Tania Tait (Tania Fatima Calvi Tait), professora doutora aposentada da UEM, escritora, coordenadora da Ong Maria do Ingá Direitos da Mulher


 

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com