DIA NACIONAL DO SAMBA

02 de dezembro é Dia Nacional do Samba, explica professora Ana Lúcia da Silva do Departamento de História da UEM.

Por Ana Lúcia da Silva

Batuques, umbigadas e semba (semba na África) chegaram ao Brasil com os africanos e as africanas. Desde os tempos da colonização portuguesa, onde o povo negro trabalhou a cultura africana e afro-brasileira floresceu: nos engenhos, quilombos, terreiros de tias baianas, como de Tia Ciata, enfim nos espaços urbanos das cidades.

Em 1962, o povo negro e do samba realizou o primeiro Congresso Nacional do Samba, redigiu a Carta do Samba, finalizando em 02 dezembro e definindo esta data como DIA do SAMBA. Posteriormente, o poder público, com a Lei estadual n. 554, de 28 de julho de 1964, oficializou 02 dez. como DIA NACIONAL DO SAMBA. 

O samba é patrimônio cultural do Brasil, titulado pelo IPHAN, em 2007, por conta do protagonismo da coordenação e de pesquisador@s do Centro Cultural Cartola, atualmente, Museu do Samba, da cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Quando for ao RJ, visite o MUSEU DO SAMBA, conheça essa História!
Em casa, na escola, na universidade... APRENDA e ENSINE HISTÓRIA com SAMBA!!!

*Ana Lúcia da Silva é professora do Departamento de História da UEM.

Referências

LOPES, Nei. SIMAS, Luiz Antônio. Dicionário da História social do Samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

NOGUEIRA, Nilcemar (coord.). Dossiê Matrizes do samba no Rio de Janeiro: partido-alto, samba de terreiro, samba-enredo. Rio de Janeiro: Centro Cultural Cartola, 2015.

SILVA, Ana Lúcia da. Ensino de História da África e cultura afro-brasileira: Estudos Culturais e sambas-enredo. Curitiba: Appris, 2019.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com