UEM pode ser polo de vacinação contra a covid-19

Universidade se cadastrou para ajudar na imunização da população. 

vacina covid 19

Foto: reprodução/ASC

 

Por TEREZA CRISTINA PARIZOTTO -15 JANEIRO 2021 (ASC/UEM)

A exemplo de outras universidades paranaenses, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) poderá ser um polo de vacinação contra a Covid-19. A instituição enviou proposta ao Governo Federal, oferecendo tanto a estrutura física, incluindo salas, veículos e equipamentos para estocagem das doses, quanto equipes de profissionais da saúde capacitados para contribuir na vacinação em massa da população. 

O cadastro no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação integra iniciativa do fórum liderado pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) - (ABIEE, ABRUC, ABRUEM, ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, COMUNG, CRUB e FORCOM), e tem como objetivo a união entre as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Segundo o reitor Julio César Damasceno, ao abraçar a causa, a UEM demonstra mais uma vez sua importância no cenário regional, abrindo portas para uma parceria com os governos federal, estadual e municipal em um momento tão importante e decisivo para o país.

Em termos de estrutura o setor de bioequivalência do Hospital Universitário conta com equipamentos de ultrabaixa temperatura que podem ser usados para o armazenamento de amostras, garantindo que o imunizante não perca sua eficácia.

Segundo a médica Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do Hospital Universitário, são dois equipamentos a serem disponibilizados, um deles atinge temperatura aproximada da casa dos 80ºC graus negativos e o outro 20ºC graus negativos. Ainda de acordo com estimativas da médica o setor tem capacidade para estocar 40 mil doses da vacina. 

No Paraná, com a UEM, as Universidades Estaduais do Oeste (Unioeste), de Ponta Grossa (UEPG), de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar), também anunciaram que fizeram o cadastro como polo de vacinação. As instituições aguardam sinalização do Governo Federal sobre a proposta.

Fonte: http://www.asc.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25336:uem-pode-ser-polo-de-vacinacao-contra-a-covid-19&catid=986&Itemid=211#:~:text=Ainda%20de%20acordo%20com%20estimativas,cadastro%20como%20polo%20de%20vacina%C3%A7%C3%A3o.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com