Ciências Econômicas da UEM: 50 anos

altClipping odiario.com
Edmundo Pacheco
O Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoverá até o fim do ano atividades em comemoração aos 50 anos do curso de Economia. Ontem, os professores Joilson Dias, James da Silveira e Natalino Henrique Medeiros foram recebidos pelo diretor de Conteúdo de O Diário, Michael Silva, para falar sobre o cinquentenário.

A Faculdade de Ciências Econômicas (Fecem), criada em 1959, foi uma das três (junto com a Faculdade de Direito e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) existentes na cidade que deram origem à UEM. "Mas além da UEM, foram criadas por inspiração da Fecem outras universidades estaduais. Nós pedimos a criação da universidade e o então governador Paulo Pimentel aproveitou a ideia e criou outras duas", disse Silveira.
Fundador da universidade, Silveira lembrou que, para o início da construção do câmpus, chegou a hipotecar sua casa num financiamento feito no extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado). Segundo o professor, em 5 décadas, centenas de empresários, políticos e professores de renome internacional se formaram no curso de Maringá.
"Aqui há muitas lideranças importantes que foram nossos alunos, como o deputado federal Edmar Arruda, o deputado estadual Enio Verri, que inclusive é professor afastado da instituição, o empresário Pedro Granado, Ademar Schiavone, que foi nosso aluno número um, e outros", informa.
Entre os destaques, Silveira citou ainda os professores Edinaldo Tebaldi, da Bryant University de Rhode Island, e Fernando Vendramel Ferreira, da Wharton University, da Pensilvânia, que virão a Maringá para participar das comemorações.
O departamento organiza uma série de eventos que já vêm sendo realizados desde o início do ano. Entre eles, está previsto um encontro de professores ainda neste mês, um culto ecumênico no dia 12 de agosto, um jantar dançante em 13 de agosto, além da 26ª Semana do Economista, de 12 a 14 de setembro, e o 8º Encontro de Economia (Ecopar), nos dias 15 e 16 de setembro.^

A edição do Jornal da ADUEM de junho trará outros detalhes dos 50 anos que o prof. James Silveira  fez questão de nos contar com exclusividade. Aguarde. 

Procurar artigos publicados