Reunião com SulAmérica nesta segunda(24) foi cancelada

A diretoria da Aduem comunica aos usuários do Seguro de Saúde SulAmérica que a reunião prevista para esta segunda-feira, às 14h, foi CANCELADA. Confira o relato da negociação com os planos de saúde, SulAmérica e Unimed.

RELATO DA NEGOCIAÇÃO: ADUEM, SEGURO SAÚDE SULAMÉRICA E UNIMED

Com a divulgação do índice de reajuste para o Seguro Saúde SulAmérica da Aduem de 111%, a Diretoria convidou alguns usuários do seguro para apresentar, estudar e discutir a proposta, a fim de encaminhar a negociação.

Uma das decisões deste comitê foi de que a Aduem buscasse mais alternativas, uma vez que o alto índice proposto era indicativo de desistência massiva. Falou-se em migração conjunta para um outro plano.

Após diversos contatos com a UNIMED, já presente em 3 (três) contratos vigentes na associação, não obtivemos resposta clara e objetiva. Optamos por formalizar a solicitação, por escrito, à diretoria da UNIMED, solicitando proposta para agregar as 211 vidas do Seguro SulAmérica.

Outras possibilidades foram abordadas, planos locais como SANTA CASA e SANTA RITA, mas não reuniu vantagens suficientes para o grupo.

No dia 20 de agosto (quinta-feira), fomos convidados para a reunião com a UNIMED que nos informou, oficialmente o que segue:

1- Migração de usuários da SUL AMÉRICA para planos UNIMED será por Portabilidade.

2- Portabilidade é realizada por preenchimento “individual” de informações no site da ANS para obtenção da viabilidade de Portabilidade. A UNIMED pode auxiliar no preenchimento.

3- A Portabilidade é por opção Individual e pode ser realizada a qualquer momento desde que o indivíduo esteja vinculado a um plano de saúde. TODOS devem permanecer no plano anterior até que a portabilidade seja concluída.

4- Após o preenchimento do formulário, será informado o plano possível de inclusão.

5- A aduem possui 2 (dois) planos nacionais:

Coparticipação 50% – paga-se R$50,00 por consulta e não se paga exames.

Coparticipação 30% – paga-se R$30,00 por consulta e valores tabelados de exames com teto de 187,00.

6- Não é possível ingressar imediatamente por opção, deve-se aguardar a indicação da ANS que se dá por análise após preenchimento do formulário de portabilidade.

7- Em simulação realizada, a pedido de uma família usuária, ficou estabelecido que o plano Cop 30 é o que mais se assemelha ao oferecido pela SUL AMÉRICA.

8- Neste caso, o usuário pode ingressar sem carências, sem análise de pré-existência e sem entrevista qualificada.

9- Se alguém preferir o Cop 50%, a solicitação deve ser feita à Diretoria da UNIMED que fará a análise caso a caso, tendo o resultado após aval de 5 (cinco) departamentos da UNIMED.

10- Caso o usuário decida pela migração pra UNIMED, tudo deverá ser feito até dia 25/08 para inclusão em 10/09. Ou seguirá para inclusão em outras datas, 20/09, por exemplo.

Fica, então, a cargo dos usuários a decisão de continuar no SulAmérica ou migrar de plano contando, em qualquer situação, com o apoio e logística da ADUEM.

A SulAmérica recalculou e apresentou índice mais baixo (35%), que mesmo assim não foi aceito pelos usuários. Dando continuidade à negociação, a seguradora ofereceu novo índice de 28%, o que ainda era alto para quem paga plano para outros dependentes membros da família.

A diretoria da ADUEM encaminhou Carta/Adendo II à SulAmérica para solicitar um índice mais baixo do que os 28% já anunciados, que se aproximasse do índice da ANS de 16,71%. Essa resposta ainda não foi apresentada pela SulAmérica.

Na sexta-feira, em Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada, a ANS determinou suspensão de reajustes de planos/seguros de saúde por 120 dias.

Diante da falta de resposta da SulAmérica e da suspensão anunciada pela ANS, a Aduem comunica aos usuários do seguro de saúde que a reunião agendada para esta segunda-feira, às 14h, foi CANCELADA.

Assim que houver manifestação da seguradora, comunicaremos ao grupo.

 

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com