Benefícios da Atividade Física em adultos

Parece redundante escrever um artigo sobre os benefícios da atividade física, se ao buscarmos em base de dados sobre o assunto, apenas com as palavras-chave como “atividade física” e “benefícios”, aparecem mais de 150.000 artigos publicados, apenas nos últimos 15 anos. Os benefícios da atividade física são inúmeros, não apenas na saúde física, mas também mental, que culminam com a melhor produtividade, um envelhecimento mais saudável, maior expectativa de vida e principalmente, na redução nos gastos com tratamentos de doenças e o uso de medicamentos.

Aliás, sobre este último ponto, uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que entre 2020-2030 serão gastos aproximadamente US$ 27 bilhões anualmente com saúde pública para tratar problemas crônicos decorrentes do sedentarismo. O Brasil está imerso nestes números, pois estima-se que um elevado percentual da população é fisicamente inativa.

"75% das mortes nas Américas têm relação com doenças crônicas ligadas ao sedentarismo".

A prática regular de atividade física é fundamental para a saúde global, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendando aos adultos a realização de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana, em sessões de no mínimo 10 minutos. Infelizmente, dados alarmantes revelam que 17% da população mundial é considerada fisicamente inativa e 60% não atinge o mínimo recomendado, contribuindo para um estilo de vida sedentário que afeta aproximadamente 70% das pessoas. Esse sedentarismo é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, sendo responsabilizado por 75% das mortes nas Américas, evidenciando a urgência de promover a atividade física como um pilar essencial para a saúde pública.

E quanto aos docentes universitários, como estamos? São escassas as informações neste sentido, mas temos um dado produzido na própria UEM. Em um estudo publicado em 2017 por pesquisadores da nossa Instituição (Dias et al., 2017) cujo objetivo foi investigar a prática de atividade física entre professores universitários, com ênfase na qualidade de vida desses profissionais, verificou-se que mais da metade dos docentes, cerca de 54,4%, não atingia os níveis recomendados de atividade física pela OMS, caracterizando-se como sedentários. Além disso, muitos apresentavam sobrepeso, com 36,9% dos participantes classificados nessa categoria, dos quais 16,2% como obesos. Os autores destacaram no estudo a necessidade de promover iniciativas que incentivem os professores a adotarem um estilo de vida mais ativo, incluindo a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, para melhorar sua saúde e qualidade de vida. Essa pesquisa ressalta a importância de cuidar do bem-estar dos educadores, que desempenham um papel fundamental na formação das futuras gerações.

"Comece pequeno – pequenas mudanças no dia a dia já impactam sua saúde".

Incorporar a atividade física na rotina diária não precisa ser uma tarefa árdua. Pequenas mudanças, como caminhar mais, optar por escadas em vez de elevadores ou praticar um esporte que se gosta, podem fazer uma grande diferença física e mental para os praticantes.

A ADUEM desde a implantação da sua Sede Social tem procurado criar um ambiente favorável ao convívio social de seus associados, dependentes e convidados, assim como estimular a prática de atividade física, contribuindo com a saúde física e mental de todos. Atualmente possui vários ambientes para a prática de atividades físicas variadas, tais como musculação, treino aeróbico em esteira e bike indoor, treino funcional, natação, pilates, dança, ioga, futebol, recreação infantil, vôlei de areia, futevôlei e beach tennis. Além disto conta com avaliação física e nutricional feita por profissionais, visando acompanhar o desempenho e a saúde de seus associados. E para aqueles que gostam de esportes de mesa, o tênis de mesa, sinuca e pebolim passam a ser também uma opção de lazer e entretenimento.

A mais recente novidade em termos de lazer é a inauguração da quadra poliesportiva, que possibilitará a prática de esportes como futsal, basquete, vôlei e tênis de quadra. Desta forma, são ao todo mais de 15 possibilidades de atividades físicas para que os associados, dependentes e convidados pratiquem, em prol da saúde e bem-estar.

E você, que esporte/atividade física pratica? Deixe-nos saber um pouco mais das suas preferências, respondendo ao questionário no seguinte link , para que o ambiente da Sede Social seja melhorado constantemente, e de forma colaborativa.

Convidamos todos os associados a explorar as diversas opções disponíveis em nosso clube e a fazer da atividade física uma parte integral de suas vidas. Afinal, cuidar do corpo e da mente é um investimento que traz retornos valiosos ao longo dos anos.

 

 

 

Ricardo Souza Vasconcellos

Diretor de Esportes da ADUEM

 

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807 WhatsApp (44) 99867-2524
Sede Social / Academia (44) 99938-0532

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato