Diretor-executivo da Fundação Butantan é egresso da UEM

Professor Rui Curi que é diretor-executivo da Fundação Butantan é graduado em Farmácia-Bioquímica pela UEM em 1980.

foto 001 ruicuri Butantan2021Prof. Rui Curi é aposentado pela USP (Crédito: Fundação Butantan) 

Por Matheus Teixeira ASC/UEM

Desde outubro de 2017, a Fundação Butantan tem como diretor-executivo um egresso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o nova-esperancense Rui Curi. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UEM em 1980, é professor aposentado pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez mestrado e doutorado em Fisiologia Humana. Tem cinco pós-doutorados internacionais, é livre-docente e professor titular na USP desde 1998.

A Fundação Butantan, criada em 1989, é o órgão de apoio administrativo às atividades científicas do Instituto Butantan, este vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e fundado em 1901, à época como Instituto Serumtherapico. Como diretor-executivo, Curi tem o desafio de gerir os contratos firmados, o que inclui aqueles para a vacinação anticovid-19. “Nosso desafio é produzir e fornecer vacinas e soros para o Ministério da Saúde e, assim, atender a saúde pública brasileira”, frisa Curi.

Pelo menos 90% dos soros contra picadas de animais peçonhentos têm origem no Butantan, que se destaca nacional e internacionalmente na incorporação de tecnologias para uso em saúde humana. O diretor-executivo também exemplifica que “todas as doses de vacina da gripe comum no Brasil são produzidas no Butantan: anualmente, 80 milhões de doses, o que representa 10% da produção mundial dessa vacina”.

 

Diretor-executivo da Fundação Butantan, professor Rui Curi, é um egresso da UEM. 

Fonte: http://www.aduem.com.br/site/administrator/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&cck=1

 

 

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com