Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência

11 de fevereiro marca a luta por reconhecimento e igualdade das mulheres na Ciência.

fernanda rosa quimica covid 1

 

Dia 11 fevereiro é comemorado mundialmente a contribuição das mulheres pesquisadoras e cientistas. A presença da mulher na ciência, embora represente apenas 28% em comparação aos homens, é motivo de celebração. A descoberta do DNA, dos cromossomos Y e X e do vírus HIV e tantos outros resultados, são conquistas femininas.

De acordo com levantamento de um centro de estudos na Holanda, a Universidade Estadual de Maringá tem 54,1% de mulheres pesquisadoras.

Para a professora doutora Fernanda Andreia Rosa, do Departamento de Química da UEM, é importante celebrar a atuação das mulheres na ciência, no entanto, esse dia foi criado devido a disparidade de gêneros na ciência.

“Tenho muito orgulho e admiração por essas mulheres, pois sendo eu uma delas, sei o quanto é desafiador a trajetória e a permanência no mundo da ciência. A criação deste dia comemorativo me remete à reflexão de que precisamos de um dia específico para demonstrar a importância das mulheres no desenvolvimento da ciência. Isso demonstra o quanto ainda precisamos batalhar para alcançarmos a paridade de gêneros na ciência. Claro que já evoluímos muito nesse sentido, mas ainda dependemos de muitas ações e programas que incentivem a participação das mulheres na ciência. Nesse viés, acredito que o nosso maior desafio está em romper paradigmas culturais da atuação de homens e mulheres na nossa sociedade”, declara Fernanda Rosa.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com