Empresa de Maringá e UEM desenvolvem teste ultrarrápido de covid-19

Uma empresa de Maringá desenvolveu um teste ultrarrápido para detectar o coronavírus. O resultado sai em três segundos e a precisão é de 90%.

Foto: Divulgação/UEM

 Por Luciana Peña/CBN Maringá

Fonte: GMC ONLINE

 

O software que permite a realização do teste funciona em conjunto com um espectrofotômetro, um aparelho comum no mercado. O scanner do espectrofotômetro, guiado pelo software, analisa a saliva da língua em busca de partículas virais. Em três segundos, vem o resultado, com alta precisão.

A tecnologia desenvolvida por uma empresa de software, a Gluco Scan, e validada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi apresentada nesta sexta-feira, 18, como algo inédito no mundo.

O virologista Dennis Bertolini, que comandou o estudo científico para validar a técnica, diz que o teste ultrarrápido pode ser usado, por exemplo, no transporte público.

“Permitiria ser utilizado em grande escala para fazermos triagem. Ou seja, se o paciente está negativo, tudo bem. Se ele está positivo, faz o isolamento desse paciente e a confirmação pelo PCR. A pessoa nada mais faz do que colocar a língua para fora da boca. Nós colocamos um filme de proteção para não ter nenhuma exposição ao paciente, e aplicamos um aparelho que emite um raio infravermelho e obtém uma imagem da língua. Ele analisa essa imagem num software e consegue definir, pelo padrão de proteínas que existe na língua, se o teste é positivo ou negativo”, detalha Bertolini

O exame, além de rápido, não é invasivo. E o custo para a testagem em massa é muito menor do que os exames disponíveis atualmente. “Esse equipamento não tem custo. Ele tem o custo inicial para você adquirir a metodologia e isso se paga com a quantidade de testes que nós poderíamos fazer na população de forma rápida e diminuindo o custo com a transmissibilidade”, considera o virologista.

Fonte: https://gmconline.com.br/covid-19/maringa-empresa-e-uem-criam-teste-de-covid-19-que-da-resultado-em-3-segundos/

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com