Associados e associadas da Aduem comemoram homenagem recebida pela Câmara Municipal

Nesta quarta-feira, 9, a Associação dos Docentes da UEM (ADUEM) recebeu o TÍTULO DE CONSAGRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. A diretoria, a Vice-Reitora da UEM, Dra. Gisele Mendes de Carvalho, os associados (as), os funcionários e os amigos da Aduem presentes na cerimônia comemoraram a homenagem recebida. O Presidente Professor Dr. Paulo Roberto Paraíso destacou em seu discurso a contribuição da Aduem na vida da comunidade maringaense. Leia abaixo

DISCURSO DE AGRADECIMENTO AO TÍTULO DE CONSAGRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Por Paulo Roberto Paraíso - Presidente da Aduem (Biênio 2021-2023)

Excelentíssimo presidente, Vereador Mário Hossokawa, demais parlamentares da Câmara Municipal de Maringá, senhoras e senhores, docentes, associados e associadas da Aduem, Diretoria, funcionários e amigos aqui presentes, BOM DIA! 

Na qualidade de presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá e em nome da Diretoria atual, SINTO-ME imensamente honrado e feliz por estar aqui, nesta data, representando a ADUEM/, e para juntos recebermos esta importante homenagem - indicada pela Vereadora Professora Dra. Ana Lúcia Rodrigues (PDT) - ao TÍTULO DE CONSAGRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. 

Representando a Aduem, agradeço a Vereadora Professora Ana Lúcia (PDT) e aos demais vereadores por CONTEMPLAR a ADUEM com essa honrosa homenagem. 

m 1999, a ADUEM recebeu nesta Casa o Título de Utilidade Pública, e hoje, com GRATIDÃO, volta “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade maringaense e pelos 45 de atividade”. Não há como falar da ADUEM, sem mencionar o seu passado, pois são 45 anos de história à luz das lutas na interface com a história da UEM. É inegável a contribuição da ADUEM para o desenvolvimento da UEM e, por sua vez, de Maringá e região.

 

Senhoras e senhores, a Aduem nasceu em 1978 com o objetivo extremamente ambicioso para o momento, isto é, o grupo de professores desejava uma UEM Pública, Democrática, Gratuita e de Qualidade. Dessa forma, o grupo de professores e de professoras organizado pela Aduem definia estratégias, planos de ação implantados na nossa UNIVERSIDADE aos longo dos anos, sendo eles: a dedicação exclusiva, a gratuidade do ensino, a implantação do TIDE como regime de trabalho, a capacitação docente, a criação da política de pesquisa, de extensão e de uma carreira docente com base no mérito acadêmico.

Ainda quero me referir ao evento de criação da ADUEM na década de 70, em pleno regime militar, cenário desfavorável para a Associação, no qual os colegas REVOLUCIONÁRIOS sonhavam uma universidade grande e capaz de mudar a realidade. Aspiravam uma UEM que pudesse contribuir com o desenvolvimento de Maringá e de sua extensão regional, do ponto de vista político, econômico, social e cultural. Assim surgiu a Aduem, com ideais do movimento docente daquele momento histórico, que almejava uma entidade para canalizar as referidas demandas de transformação.

Em sua trajetória, a Aduem sempre defendeu os princípios da Constituição Federal de 1988, bem como os direitos e a democracia preconizados em nossa Carta Magna. 

Desse modo, entendo que a homenagem que hoje a Aduem recebe nesta Casa REFLETE à atuação da Associação na integração comunitária. Por isso, preciso destacar algumas atividades sociais mais recentes que foram relevantes à comunidade, entre elas, a Semana do Bota-fora de Sucatas de 2012 que a Aduem criou para conscientizar e estimular a população a fazer a destinação correta de resíduos eletrônicos em geral, reunindo 8 toneladas nos primeiros dois dias de evento! Surpreendentemente, essa atividade teve o seu valor e, inclusive, inspirou outras ações de cuidado e de relações sustentáveis em defesa do meio ambiente. 

Na pandemia da Covid-19, que foi um desafio para o mundo todo, a Aduem também contribuiu para amenizar o sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica (alunos da UEM, refugiados/imigrantes, famílias assistidas pelo CRAS), com doação de cestas de alimentos. A Aduem também direcionou um apoio importante ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) para a aquisição de itens de tratamento do coronavírus.

A Aduem contribui com a promoção da saúde dos associados e das associadas, dos funcionários e das funcionárias realizando convênios com empresas de planos de saúde.

A Aduem tem oferecido apoio a eventos locais e regionais de cunho social, político e cultural. Desde 2018, tem cedido espaço para Workshop de música no dia Internacional do Idoso, reunindo cerca de 205 pessoas no auditório Nadir Cancian. 

Finalizo, em nome da Diretoria da Aduem:

Agradecendo imensamente ao apoio recebido dos associados e das associadas, dos funcionários e das funcionárias por colaborarem na realização dessas atividades de integração comunitária.

À Câmara Municipal, na pessoa de cada um de seus Eminentes Vereadores, pela generosidade dessa proposição indicada pela Vereadora Professora Dra. Ana Lúcia (PDT).

 

Professor Dr. Paulo Roberto Paraíso

Presidente da Aduem, professor aposentado da UEM: 

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado a da Universidade Estadual de Maringá e adjunto c da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem, farelo de soja, leito fluidizado e energia. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária (Paraná)

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2023.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com