Eduem lança 40 títulos em noite festiva

Clipping site UEM 11-03-11
A Eduem, Editora da Universidade Estadual de Maringá, promoveu, na Afuem, nesta sexta-feira (8), seu lançamento anual de livros. No total, foram lançados 40 títulos, que foram publicados de abril de 2010 a março de 2011, além de doze livros da Coleção Fundamentum (livros-texto criados pelos docentes da Instituição, como material complementar em sala de aula) e 25 Revistas Acta Scientiarum.

O diretor da Eduem, Ivanor Nunes do Prado, relembrou a criação da Editora, que começou como programa dentro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em 1992, durante a primeira gestão Décio Sperandio como reitor. A criação da Eduem foi concretizada em 2006. Informou que, ao todo, já foram publicados 236 livros, além de 71 da Coleção Fundamentum. Prado também destacou a importância de parcerias para o avanço da Editora, entre elas, com a Fundação Araucária, o CNPq e o Senac.

Larissa Michelle Lara, representando os autores, destacou a importância do livro como disseminador de conhecimentos. Citou alguns filósofos para explicar a necessidade de que o conhecimento seja difundido. Reginaldo Dias, representando a Academia de Letras de Maringá, enalteceu a presença do escritor e professor aposentado da UEM, Antonio Augusto de Assis, homenageado na semana passada com título de Cidadão Benemérito. Também comentou que não crê que o livro desapareça, mas que haja complementaridade dele como as demais mídias.

Representando o governador Beto Richa, o assessor técnico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, sugeriu à Eduem que lançasse livros didáticos. Já o reitor Júlio Santiago Prates Filho ressaltou a importância da Eduem para a comunidade e para difusão do conhecimento gerado por docentes, técnicos de nível superior e por discentes de pós-graduação. Disse também que tornar acessível o conhecimento é missão da UEM enquanto promotora do desenvolvimento humano. Para ele, a despeito dos surpreendentes avanços tecnológicos, nada substitui o livro. Finalizando, reconhecendo as dificuldades e os desafios da tarefa de escrever um livro, comprometeu-se a buscar recursos para a área.

As obras lançadas e seus autores podem ser consultados no link. Outras informações pelos fones 3011-4105 e 3011-4103 ou site www.eduem.uem.br.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com