Campanha Bota-Fora ADUEM & Sapiens

 altPreocupada com a sustentabilidade ambiental e com o impacto negativo causado pelo descarte de resíduos tecnológicos no meio ambiente, a ADUEM (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá) em parceria com o Sapiens Colégio organiza nos próximos dias, de 14 a 24 de fevereiro, o "bota-fora" de sucatas em geral (TVs, geladeiras, lavadoras, pneus, lâmpadas, celulares, pilhas, teclados, monitores, micro-ondas, e outros).

No Sapiens Colégio o dia da Coleta única será nos dias 22 e 23, sendo que após o término da Campanha, os resíduos serão entregues na ADUEM. Estaremos recolhendo principalmente: pilhas, baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes compactas e outros materiais de menor porte.
Solicitamos que todos colaborem, trazendo os materiais separados por categoria, sem misturar os resíduos descartáveis.
Pilhas e Baterias: Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha de tipo alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece. O perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria no lixo comum, pois há o risco dessas substâncias e metais pesados entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde. Metais como o chumbo podem provocar doenças neurológicas; o cádmio afeta condição motora, assim como o mercúrio.
Lâmpadas Fluorescentes: As lâmpadas que iluminam nossas casas parecem simples e inofensivas. Entretanto, após utilização ou queima, seu descarte inadequado no meio ambiente representa perigo à contaminação por mercúrio, metal altamente tóxico e bioacumulativo nos organismos vivos. Nesse sentido, objetivamos investigar o destino dado a estas lâmpadas haja vista, o perigo que estas representam ao meio ambiente, tal qual ao homem. Boa parte das pessoas jogam esse tipo de lâmpada no lixo doméstico, representando um grande perigo socioambiental.  Esta lâmpadas vão parar nos lixões públicos contaminando o solo e afetando a vida dos seres vivos.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com