Qual o limite de crescimento da nossa universidade?

Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa (DFI/UEM)
Presidente da ADUEM
A greve é um direito constitucional assegurado aos trabalhadores, que serve de instrumento de pressão em uma negociação trabalhista. Com isso, na avaliação das reivindicações, são ponderados pelo empregador os transtornos que uma eventual paralisação ocasiona, além do mérito.

No âmbito da administração pública, a experiência comprova que diferentemente do sistema de transporte público em que os transtornos são perceptíveis a olho nu e, conseqüentemente, tomadas providências imediatas, no caso de paralisação no sistema educacional não são adotadas medidas tão rapidamente porque seus efeitos são percebidos apenas em tempo médio.
Para além disso, em se tratando de greve docente, quais os riscos de não sermos notados por alguém? Como a sociedade vê uma paralisação de professores? Como ela enxerga o administrador público que não contém uma paralisação dessa natureza? Como recuperar uma imagem institucional desgastada por greve? Como compensar as pessoas prejudicadas? Como reaproximar colegas de trabalho após uma paralisação? Ademais, vejamos o que sugerem alguns fatos básicos associados à história da UEM nos últimos 10 anos.
Os 170 dias de paralisação em 2001 resultaram em 13% de atualização salarial
e 3 longos anos para ajustar o calendário letivo da universidade. De 2003 até 2010, sem nenhuma paralisação, foram obtidos 20% de correção líquida no salário dos docentes. Por fim, a partir de 2002 a UEM experimentou um crescimento significativo em quantidade e qualidade dos serviços prestados!
Nesse contexto, independentemente da época, em maior ou menor grau, os investimentos em educação nunca foram satisfatórios. Então, como compreender esse crescimento verificado na nossa universidade?
Diferentes fatores concorrem para o esclarecimento dessa interrogação, e, dentre esses, uma possível explicação reside no simples fato: a universidade trabalhou continuamente, sem interrupção!
Por isso a importância de se encontrar caminhos para que a universidade prossiga ininterruptamente com sua missão de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Mas, para tanto, será necessário conciliar rigor com flexibilidade entre o ideal e o que for possível diante das adversidades governamentais.

Procurar artigos publicados

Telefones

Sede Administrativa (44) 3224-1807
Sede Social Academia (44) 3246-6709

Endereço

R. Prof. Itamar Orlando Soares, 305
Jardim Universitário • Maringá - PR

Contato

aduem.secretaria@gmail.com