Preparação para o Trabalho Docente


 Por Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa (DFI)
Presidente da ADUEM

Na atualidade a UEM oferece próximo de 3.200 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação, sendo a licenciatura o grau acadêmico conferido por 22% deles. Ainda, a universidade conta com quase 1600 professores atuando nesses cursos, tendo esse corpo docente o seguinte perfil: 4% tem somente a graduação, 6% são especialistas, 30% mestres e 60% tem doutorado.

  Contudo, apenas 23% dos docentes da UEM tiveram formação inicial que lhes conferiu grau de licenciados. E, assim, são os bacharéis (engenheiros, arquitetos, físicos, advogados, médicos, contadores, historiadores, agrônomos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros) que predominam na constituição do corpo docente institucional. Logo, excetuados aqueles que cursaram a disciplina Metodologia do Ensino Superior muito presente na pós-graduação lato sensu até os anos 1990, a grande maioria não recebeu preparação formal para o exercício do magistério.
  Mas, se, por um lado, a situação reportada acima não é exclusividade da nossa universidade, por outro, são poucas as instituições universitárias no país que avançaram sobre a questão da preparação pedagógica para a docência.
Neste particular, vale destacar o trabalho desenvolvido pela UNESP desde 2004 que culminou na criação do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas. A partir de projetos-piloto em alguns de seus campus, em 4 anos a formação contínua de professores adquiriu o status de programa institucional naquela universidade, passando a serem oferecidas sistematicamente oficinas de formação pedagógica, assessoramento na produção de material didático, entre outras atividades dessa natureza.
  De fato, a preocupação com a melhoria da qualidade do trabalho docente está inserida no contexto das novas tendências da gestão na universidade pública, e fará com que as pró-reitorias de graduação assumam uma posição estratégica na perspectiva da indissociação ensino-pesquisa-extensão, em contraposição ao desprestígio e à condição secundária a elas tradicionalmente reservada.
  Em tempo, a ADUEM promoveu em 02/3/2012 a palestra Reinventando a Aula Expositiva (Didática e Oratória com Data-show), com o Prof. Dr. José Carlos Angelo Cintra (engenheiro civil), do Departamento de Geotecnia da EESC/USP, como uma forma de colaborar com a preparação para o trabalho docente na UEM

 

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